Empresas Multinacionais: O que é preciso saber sobre contabilidade para ter melhores resultados?

empresas-multinacionais-o-que-e-preciso-saber-sobre-contabilidade-para-ter-melhores-resultados-numeric

Fazer a gestão de uma empresa é um desafio para todo e qualquer empreendedor. Agora, quando falamos em gerir empresas multinacionais, os desafios se multiplicam e demanda uma série de expertises.

Afinal de contas, estamos nos referindo à empresas de grande porte e que possuem tanto presença física quanto comercialização em estados e países diferentes. As empresas multinacionais são aquelas cujo capital é proveniente de recursos do exterior, sendo pois controlada por outra empresas ou pessoas físicas residentes fora do país. .  

Por meio de subsidiárias, elas se caracterizam por sua capacidade de expansão internacional e pela busca de consolidação no mercado. É bem provável que, só de tocar no assunto, várias empresas venham à sua mente. Isso acontece pelo simples motivo dessas empresas se tornarem uma referência no mundo todo.

Empresas assim têm demandas especiais e complexas, o que requer expertise e organização dos prestadores de serviços, incluindo as empresas de contabilidade.

Contabilidade para empresas multinacionais

As empresas multinacionais encontram, diante de si, diversas exigências de compliance e de gestão de riscos. Ou seja, assegurar a aderência às leis e regulamentos locais e mitigar riscos que possam afetar seus negócios e/ou imagem corporativa. Uma assessoria contábil terceirizada especializada nestes demandas pode resultar em uma estratégia acertada, pois ela conhece a legislação e peculiaridades necessárias para o cumprimento destas metas, por um custo usualmente inferior ao de manutenção de uma estrutura própria no país. 

Além de manter todas as responsabilidades tributárias e de compliance em dia, uma contabilidade terceirizada permite o foco em outros setores de uma empresa, aumentando assim a produtividade e a entrega de resultados positivos.

Muitas pessoas, erroneamente, associam os serviços de contabilidade apenas ao controle de todas as contas de uma empresa. No entanto, as responsabilidades de um serviço especializados vão além desse conhecimento. Portanto, conheça algumas áreas de atuação de uma contabilidade nas empresas multinacionais. Acompanhe!

Vantagens de uma contabilidade para as multinacionais

Como você já pode perceber, os benefícios de um serviço contábil especializado em empresas multinacionais vão além do que o controle financeiro e tributário.  Seguem exemplos que demonstram o quão abrangente são os serviços:

  • Registro de capital no Banco Central, bem como de todas as operações de câmbios;
  • Obtenção e manutenção de RADAR ilimitado para realização de importações;
  • Preenchimento do censo periódico de capitais estrangeiros no Banco Central;
  • Preparação e envio de relatórios contábeis, gerenciais, budget e forecast dentro dos sistemas e formatos próprios da multinacional;
  • Composição das receitas, dos custos e das margens com partes relacionadas adequadas às regras de “transfer pricing” da Receita Federal;
  • Preparação e envio de pesquisas do IBGE;
  • Manutenção dos benefícios fiscais;
  • Realização de testes de imparidades de ativos (impairment tests);
  • Apoio na explicação sobre as peculiaridades locais e comparativos com outros sistemas trabalhistas, tributários, previdenciários e financeiros;
  • Apoio e preparação de análises para os auditores independentes contratados pela Matriz;
  • Suporte aos executivos e sócios estrangeiros residentes fiscais no preenchimento da declaração de bens DIRPF para a Receita Federal e de capitais no exterior CBE para o Banco Central; e
  • Emissão de certificado de residência fiscal, quando requerido.

Adicionalmente, existem os outros benefícios usuais da atuação de uma contabilidade como:

  • Controle e redução de custos por meio de sistemas leves atualizados, integrados, baseado em nuvens e mão de obra especializada;
  • Análise acerca da precificação dos serviços e seus custos;
  • Auxílio na tomada de decisões com relatórios gerenciais contendo métricas para avaliar investimentos, financiamentos, desempenho, etc.(EBITDA, ROI, giro);
  • Fortalecimento na estrutura de governança corporativa;
  • Auxílio na tomada de decisões e implementação de estratégias;
  • Gestão financeira eficiente; e
  • Melhorias em processos contábeis, financeiros e do back office como um todo.

Desse modo, com um controle financeiro eficiente e todos os processos contábeis devidamente organizados, é possível escolher os melhores caminhos para driblar os impactos que podem ser gerados.

Para uma gestão financeira eficiente, conte com uma contabilidade especializada! 

Você já pensou em terceirizar o setor financeiro da sua empresa? O BPO Financeiro se apresenta como uma das melhores oportunidades para aqueles negócios que querem um maior foco em suas atividades.


Para mais informações sobre a terceirização do setor financeiro de uma empresa, entre em contato conosco! Não se esqueça de acessar o nosso blog e curtir as nossas redes sociais para continuar acompanhando mais artigos como este que acabou de ler!

Compartilhe:

Posts

Open chat
Olá, em que podemos ajudar? Fale conosco pelo WhatsApp!