Gestão financeira para advogados e escritórios de advocacia: Conheça os benefícios da terceirização financeira

gestao-financeira-para-advogados-e-escritorios-de-advocacia-conheca-os-beneficios-da-terceirizacao-financeira

Todo advogado que deseja ver o seu negócio crescer e se tornar referência no mercado precisa trilhar um percurso de muita disciplina e organização. São vários os desafios que precisam ser enfrentados, como a gestão financeira.

O setor financeiro de um negócio tem a capacidade de alavancar os seus resultados ou de levá-lo ao seu insucesso em poucos anos.

Desse modo, uma gestão financeira eficiente é um dos fatores que formam um escritório de advocacia de sucesso.

No entanto, a maioria dos profissionais formados em Direito podem encontrar dificuldades em lidar com as suas finanças. O que nos leva à uma alternativa assertiva para o controle financeiro: a terceirização desses serviços.

Ainda que esses profissionais tenham facilidade para operacionalização do departamento financeiro, em alguns casos pelo tamanho do escritório, não é possível a contratação de recurso adicional para desempenhar esta atividade, onde muitas vezes o próprio advogado, dono do escritório ou outro advogado sênior acaba desempenhando esta função ao invés de dar foco no desenvolvimento comercial e acompanhamento das ações junto aos clientes.

Portanto, se você deseja compreender como fazer a gestão financeira para advogados e escritórios de advocacia e a importância de terceirizar esse setor, acompanhe o artigo a seguir. Vamos?

O que é uma gestão financeira?

Uma gestão financeira se apresenta como as práticas adotadas por um empreendimento que garante a sua sustentabilidade no mercado. Afinal de contas, não tem como se manter no mercado sem um controle acerca das suas finanças.

Dessa forma, uma gestão financeira para advogados e escritórios de advocacia permitem uma visão ampla da realidade daquele negócio.

Ou seja, é possível entender como o seu negócio se encontra financeiramente. O que, consequentemente, permite a tomada de decisão.

Vamos simplificar esse conceito? Na prática, se um escritório de advocacia percebe que as contas estão em dia e as finanças saudáveis, é possível partir para o mercado com estratégias mais agressivas na prospecção de novos clientes.

Em contrapartida, se identificado uma situação financeira abaixo do esperado, é o momento de se resguardar, a fim de evitar até mesmo a sua falência.

Portanto, é por meio da gestão financeira eficiente que um escritório de advocacia cresce. É mantendo todas as finanças sob controle que se faz possível se modernizar e investir no próprio negócio.

Entretanto, como já abordado no início deste artigo, muitos advogados possuem dificuldades na hora de realizar o controle das suas finanças. A falta de conhecimento técnico é o maior entrave nesse assunto.

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como implementar uma gestão financeira eficiente e que beneficie o seu negócio,

Dicas para uma gestão financeira

Para obter uma boa visão das suas finanças, é essencial se organizar e instituir, dentro do seu negócio, algumas ações que contribuem para o setor financeiro.

A falta de acompanhamento das movimentações financeiras e a falta de controle são os principais vilões na hora de aplicar a gestão financeira no seu negócio.

Desse modo, conheça agora algumas boas práticas para garantir o controle das finanças de um escritório de advocacia.

Separe as finanças pessoais das finanças do escritório

Um erro muito comum na hora de cuidar das finanças é a não separação das finanças pessoais das finanças de um escritório.

Ou seja, quando o advogado utiliza as finanças pessoais para arcar com despesas do seu escritório, ou vice-versa.

Quando isso acontece, o advogado responsável pelo escritório pode acabar acumulando dívidas e prejudicando as finanças do seu negócio.

Portanto, faça contas separadas. Uma para a pessoa física e outra para a pessoa jurídica. Outra dica é estabelecer um pró-labore entre os sócios, evitando retiradas de valores inesperadas do caixa do escritório.

Faça uma distinção entre os recebimentos e pagamentos

Outra boa prática dentro da gestão financeira é após fazer a separação de contas, conhecer todas as despesas e fontes de receita de um negócio.

Muitos advogados perdem o controle financeiro do seu escritório por não conhecer quais são os gastos envolvidos para que ele se mantenha.

Portanto, uma prática eficiente é fazer uma distinção de todos os seus recebimentos e pagamentos, até mesmo os futuros, por meio de projeções.

Dessa maneira, além de ter uma visão mais ampla da realidade do seu negócio, o registro dos custos e ganhos permite a tomada de decisão, como anteriormente mencionado.

Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais utilizadas e eficientes dentro de uma gestão financeira para um empreendimento.

É ele quem permite o advogado conhecer todas as entradas e saídas de dinheiro do seu caixa, incluindo aquelas que ainda vão acontecer.

Sendo assim, é possível ter um maior controle do quanto o seu escritório precisa para se manter financeiramente saudável.

Priorize o seu capital de giro

O capital de giro é indispensável para qualquer empresa, uma vez que é ele quem permite que ela continue com as portas abertas.

Sendo assim, além de priorizá-lo, é fundamental construir uma reserva financeira para que o seu escritório se previna diante de possíveis crises financeiras.

Mesmo com todas essas boas práticas para a gestão financeira para advogados, uma boa estratégia é a terceirização do setor financeiro para um serviço especializado. É o que vamos entender a seguir. Acompanhe!

Aproveite para ler nosso artigo: Reestruturação financeira: como o BPO pode ajudar replanejar as finanças

Vale a pena terceirizar a gestão financeira?

O acúmulo de tarefas é uma das principais queixas de um empreendedor. Preocupado com os diversos setores de uma empresa, alguns fatores importantes podem acabar não recebendo a atenção devida.

Quando isso acontece com o setor financeiro, aquele empreendimento poderá ter que lidar com a falta de controle. Com isso, o acúmulo de dívidas e solicitação de créditos acabam se tornando cada vez mais comuns.

No intuito de proporcionar a capacidade de focar na produção dos serviços de um escritório de advocacia, o BPO Financeiro se apresenta com uma proposta inovadora.

Ou seja, o seu foco consiste na possibilidade desses escritórios terceirizarem o seu setor financeiro. Agora, a gestão financeira é feita por profissionais especializados e capacitados para lidar com o assunto em questão.

Quais as vantagens do BPO Financeiro?

O termo BPO significa Business Process Outsourcing que, traduzindo, diz respeito à Terceirização de Processos de Negócios. No nosso caso, estamos falando de todo o setor financeiro.

Dessa maneira, quando um escritório de advocacia opta pelo BPO Financeiro, ele estará entregando nas mãos de profissionais especializados diversos serviços, como:

  • Relatórios sobre as suas finanças;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Processos como a conciliação bancária;
  • Fechamento de caixa;
  • Toda a gestão dos recebíveis;
  • Auditorias financeiras;
  • Auditorias administrativas;
  • A realização de análises de indicadores de desempenho;
  • Além da emissão de documentos fiscais.

Portanto, ao terceirizar o seu setor financeiro, você irá economizar tempo e recursos, através da automatização dos processos e sistemas que propiciem a:

  • Integração automática com os principais bancos no país;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Emissão de boletos;
  • Conciliação bancária automática;
  • Elaboração de balanços e balancetes automáticos;
  • Captura eletrônica de notas Fiscais Eletrônicas (NF-e);
  • Apuração automática de impostos do Simples Nacional;
  • Emissão de diversos relatórios, em tempo real.

Se você nunca considerou implementar o BPO Financeiro no seu negócio, não perca tempo. Priorize a sua gestão financeira e esteja preparado para alavancar os seus resultados!

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas! Teremos prazer em auxiliar sua empresa.

Para mais dicas e informações para a sua empresa, acesse no nosso blog e confira outros artigos como o que você acabou de ler!

Compartilhe:

Posts

Open chat
Olá, em que podemos ajudar? Fale conosco pelo WhatsApp!